Hoje, 25 de agosto, quero que seja uma data histórica para a indústria do skate brasileiro. Está chegando às lojas os tênis ÖUS. A campanha de divulgação começou à alguns meses atrás, com anúncios em revistas com nomes expressivos da cena brasileira (Roni Carlos, Patrick Vidal, Aladin e Daniel Mordzin) e o lançamento de um site com um vídeo com produção inteligente e de bom gosto. O vídeo me passou um conceito muito bom, mas confesso que pelas imagens iniciais não deu pra ter uma noção do produto e até me passou uma impressão ruim. Mas, com o Rafael Narciso, criador da Latex, por trás do projeto, sabia que não ia me decepcionar. A repercussão da ÖUS à partir desse vídeo provou que o forte peso das mídias internet e vídeo aliadas são o futuro.
Algum tempo depois do vídeo estar popular na internet já comecei a escutar os comentários de amigos que viram os ÖUS boys na sessão calçando o produto. Diziam ser “gringo”. A primeira vez que vi foi nos pés do Patrick Vidal, no King of São Paulo. Fiquei impressionado. Queria muito ter pedido pra ver nas minhas mãos, mas o caras tava competindo. Eu queria até ter feito um post antes sobre a marca, mas vacilei e fiquei me lamentando por não ter feito foto do tênis no dia. Só hoje achei uma imagem, no blog do Renato Custódio (salve, Renatinz. peguei lá sem te pedir), que se vê melhor o produto. Dá pra ter uma noção.
Nem conheço o Narciso, mas respeito os princípios dele desde os tempos da Latex. Pela ousadia e atitude, desejo que o novo projeto seja um divisor de águas na nossa indústria. A ÖUS já nasceu digna de ser um produto brasileiro (mesmo com um nome “gringo”) e tomara que ninguém mais precise compará-la à gringas. Já está na hora de superarmos essa inferiorização subconsciente.
Agora chegou a vez dos skatistas fazerem sua parte: Consumam!