World Skate é a maior entidade do skate mundial

World Skate é a fusão da International Skateboarding Federation com a Fédération Internationale de Roller Sports.

World Skate é oficialmente a maior entidade de skate no mundo. (Divulgação)

A briga da Confederação Brasileira de Skate e a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação fez tanto barulho, que chegou ao COI e os dirigentes trataram de cobrar a FIRS e ISF para criar uma solução. Eles chegaram num acordo para que as duas entidades se juntem e nascerá a World Skate, uma federação internacional que governará todas as modalidades de skate e patins no mundo todo de forma autônoma.

Com a fusão, a Confederação Brasileira de Skate passa a ser filiada automática da World Skate e o COB deverá aceitar o pedido de filiação da entidade legítima dos skatistas, já que o argumento anterior era que a CBSk não era reconhecida pela FIRS.

(atualizado em 6 de setembro)

A fusão aconteceu num congresso  na China.

Neal Hendrix, que faz parte da ISF, me disse alguns dias antes do evento:”Estamos trabalhando para um novo grupo chamado World Skate, onde esses caras que supervisionam os esportes de patins e o nosso grupo que supervisiona skate trabalharemos juntos com o mesmo nome“.

Há também um comunicado oficial com depoimentos de representantes do COI, FIRS e ISF (antes do congresso).

Durante décadas nossa federação tem sido uma organização multiesportiva, garantindo sempre a autonomia de suas modalidades e preservando ao mesmo tempo sua essência e integridade. Sabíamos que, para assegurar a representação adequada do skate em Tóquio, era necessário envolver as associações que representam toda a cultura do skate, incluindo atletas de topo, organizadores de eventos, organizações comunitárias, ONGs e assessores do setor. Somente dessa forma, a identidade única da comunidade de skate pode ser preservada e celebrada” – Sabatino Aracu, presidente da Fédération Internationale Roller Sports

Trabalhamos arduamente para garantir que a inclusão do skate nos Jogos Olímpicos respeite e comemore a cultura que os skatistas construíram nos últimos 70 anos. Após a integração bem sucedida do ISF na FIRS como World Skate, estaremos em melhor posição para não só colocar um show incrível em Tóquio, mas também proteger a história e aproveitar a oportunidade olímpica para maximizar adequadamente o desenvolvimento do skate ao redor do globo” – Gary Ream, presidente da Federação Internacional de Skateboarding

A inclusão do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 oferece uma oportunidade única para mostrar o esporte e também impulsionar seu desenvolvimento a longo prazo em todo o mundo. Através do novo nome World Skate, FIRS e ISF estão demonstrando ativamente uma visão compartilhada que não só celebra as comunidades de skate existentes em todo o mundo, mas também irá beneficiar o skate e skatistas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e além” – Kit McConnell, diretor de esportes do COI

Quem não deve estar gostando dessa história toda é Tim McFerran da World Skateboarding Federation, o casal Bostick da World Cup Skateboarding e, principalmente, o senhor Moacyr Junior, presidente da CBHP.

Importante também lembrar que em inglês, patins é skate. O skate como conhecemos no Brasil também é chamado de skateboard.

Conforme forem surgindo mais confirmações, atualizarei o post.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Qual a sua dúvida?