“Norway’s Skate Ban” (Proibição do Skate na Noruega) é um documentário de skate norueguês
É célebre o capítulo da história do skate brasileiro que durou 18 meses no final da década de 80, da proibição do skate nas ruas de São Paulo, decretada pelo prefeito Jânio Quadros e revogada pela prefeita Luiza Erundina.
Esse é o caso mais famoso de proibição de skate no Brasil, que inspirou cidades como Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, entre outras, a também decretar o skate um ato criminoso.
Mas o skate já havia sido proibido na cidade de São Paulo entre 1975 e 1979, na gestão do prefeito Olavo Egídio Setúbal.
Eis que surge agora, a curiosa história da proibição do skate na Noruega que durou onze anos!
De 1978 até 1989 o skate foi crime na Noruega. E sua proibição não era apenas nas ruas. Até em pistas não se podia andar de skate.
Mas “Norway’s Skate Ban” mostra que mesmo sendo proibido, o skate nunca deixou de ser praticado na Noruega. Inclusive no rigoroso inverno nórdico.
A parte mais difícil, caso a polícia apreendesse os skates, era conseguir um novo, porque não haviam skateshops e nem marcas. Os skatistas precisavam improvisar ou ter a sorte de conseguir levar de algum país vizinho.
Vários skatistas da década de 70 continuam andando de skate até hoje e são entrevistados nesse filme.
Os personagens contam detalhes curiosos da época e mostram a paixão de uma geração de crianças que lutaram para conquistar seu direito de andar de skate, num país que proibia até dançar em festas de Natal.
O documentário “Norway’s Skate Ban” foi disponibilizado pelo canal Olímpico legendado em português.
Skate norueguês atual
Apesar de não ter potenciais competidores para ganhar medalhas na Olimpíadas de Tóquio, a Noruega investiu pesado num programa olímpico de skate.
Construiu o Oslo Skatehall, um centro de treinamento de skate com estrutura impecável especialmente para a sua Seleção de skatistas.
O skate norueguês é representado, principalmente, por caras como Gustav Tønnesen, Karsten Kleppan, o filho de brasileiro Dridik Galasso e Kevin Bækkel, conhecidos pelas suas originalidades e skate progressivo em vídeos.
Skate é Crime
E, por mais bizarro que possa parecer, atualmente ainda tem país com Lei que proíbe a prática do skate nas ruas: Japão.
Andar de skate nas ruas é considerado crime no país que sediará a primeira competição de skate numa Olimpíada.
Mande sugestões, dúvidas, etc, para contato@skataholic.com.br
