A Element Skateboards e a revista/canal de TV National Geographic produziram uma coleção em colaboração.
Conhecida por suas imagens impactantes de natureza e animais, temas que trilham com a Element desde que ela deixou de ser Underworld Element, a Natgeo ilustra uma série de produtos, inclusive pro-models de alguns skatistas do time global.
Para apresentar a coleção, na semana passada a Element Skateboards fez um coquetel num pico bem legal no centro de São Paulo, o Jardin do Centro.
Algumas horas antes do coquetel Klaus Bohms levantou uma polêmica e muitos interpretaram que a Element plagiou as colagens que o ex-skatista da marca faz.
Mas, o próprio Klaus afirma que sua primeira colagem inspirada na Natgeo foi em dezembro de 2017.
Tendo uma pequena noção de como funciona a indústria do skate, quero deixar aqui uma observação que acho importante:
Coleções que estão chegando agora nas lojas, é o resultado de um trabalho que passou por processos inumeráveis.
Essa coleção Element x Natgeo, por exemplo, deve ter sido apresentada aos lojistas (Element está em vários países) no final de 2018 para eles se programarem, fazerem os pedidos e as Element regionais se organizarem para começar a produzir e distribuir. Pra se ter uma noção de como essa coleção é antiga, tem modelo do Evan Smith, que saiu da Element faz um tempinho.
Uma parceria entre duas multinacionais, sendo a Natgeo do grupo Disney e a Element da Boardriders, imagino que é uma negociação nada simples. Deve ter durado meses, se não anos.
Após esse contrato da collab, o desenvolvimento dos produtos até a apresentação para equipe comercial, deve ter levado no mínimo um ano.
Mesmo que parte da bolha da internet tenha perdido tempo discutindo isso, acho necessário registrar detalhes mercadológicos, para pelo menos melhorarem os argumentos.
Prefiro frequentar ambientes positivos, como o coquetel que teve também uma exposição do mano André Calvão.