Em 2019, o skate brasileiro receberá 801.470,59 reais repassados da Lei Agnelo/Piva.
A verba será destinada a Confederação Brasileira de Skate numa divisão definida pelo Comitê Olímpico do Brasil.
Sancionada em 2001, a Lei Agnelo/Piva destina até 1,7% do prêmio pago aos apostadores de todas as loterias federais do Brasil ao COB. Os recursos assegurados por meio da Lei Piva têm permitido ao COB investir no Esporte Olímpico, de forma contínua e crescente. Quando a aplicação de recursos é feita por meio das Confederações, o COB faz um acompanhamento rigoroso, avaliando a qualidade dos investimentos e checando os resultados obtidos pelas entidades. A liberação de recursos para novos projetos está sempre condicionada à prestação – e aprovação – das contas dos projetos anteriormente desenvolvidos. A partir do próximo ano, o COB deverá investir 10% da arrecadação da Lei Agnelo/ Piva em ações relacionadas às instalações de legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Com uma estimativa de arrecadação de R$ 250 milhões (11,1% a mais do que em 2018), o COB repassará às Confederações ou investirá diretamente em atletas e equipes um total de R$ 194,3 milhões, o que significa um aumento de aproximadamente 15,2% em relação a 2018. Com isso, o COB investirá quase 80% da estimativa de arrecadação da LAP em ações esportivas, o mais alto patamar desde a criação da Lei.
“Estamos investindo com consistência nas ações diretas no esporte. Em 2019 vamos chegar ao maior patamar de investimento de Lei Agnelo/Piva, com 77,7% desta receita direcionada a ações esportivas”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira. “O momento exige mais investimentos, já que 2018 foi um ano de dificuldades políticas e administrativas, com questões importantes que impactaram o sistema esportivo e a sociedade brasileira de uma forma geral”, completou Paulo Wanderley.