O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tokyo divulgou nessa semana uma lista com intenção de incluir cinco esportes em 2020. Entre eles está o skate.
Na proposta japonesa, o skate participaria com as modalidades Street e Park, tanto masculino como feminino, com um total de 80 skatistas competidores selecionados de todo o mundo disputando 12 medalhas.
O skate, surfe, karatê, beisebol e escalada estavam entre os 26 esportes candidatos para serem inclusos nos Jogos e segundo os organizadores, os critérios principais para a escolha dos cinco finalistas indicados foram identificação com a juventude e popularidade no Japão e no mundo.
O Comitê Olímpico Internacional está analisando a proposta e anunciará o resultado na 129ª Sessão do COI, que será realizada no Rio de Janeiro, em agosto de 2016.
Em 2014, à convite do COI, um grupo de skatistas foi convidado para fazer apresentações durante os Jogos Olímpicos da Juventude na China. As sessões serviram de teste para ver como o skate funcionaria num ambiente olímpico. Entre os skatistas que foram andar na China estavam os brasileiros Kelvin Hoefler, Leticia Bufoni, Karen Jonz e Marcelo Bastos.