Semana passada meu camarada Vinícius “Cebola” Patrial me convidou pra ir com ele na ONG Social Skate, do grande Sandro Testinha. É sempre um prazer visitar o projeto do Sandro e na sexta-feira, dia 17 de julho, acompanhei a clínica “Experimental Skate Arte” para alguns alunos da ONG.
Nessa clínica, o Cebola começa falando sobre a história do skate. Usando um slideshow, ele mostra a origem do skate e toda evolução cultural chegando até a atualidade.
Ele levou também alguns livros e revistas para as crianças conhecerem a história e se houvesse mais tempo, com certeza elas ficariam folheando por horas.
A primeira atividade, foi a confecção de adesivos. O Cebola consegue despertar a criatividade da molecada e logo surgiram ótimas idéias e boas surpresas desenhadas.
Depois, os alunos puderam entender como eram fabricados os primeiros skates, adaptados de patins. Cebola mostrou como eram cortados os compensados para fazer as primeiras pranchinhas e a atividade principal da clínica foi customizar seus próprios shapes, primeiro lixando as bordas e depois pintando para depois dar o toque final usando estencils.
No intervalo para que os shapes secassem, os alunos puderam aprender a fazer uma rampinha de madeira.
Nesse divertido “passeio” acabei fazendo algumas fotos e editei um videozinho com algumas imagens que registrei.
A oficina do Cebola fica na avenida Rudge, zona central de São Paulo, mas também funciona de forma itinerante. Mais informações pela página facebook.com/experimentalskateart.
O Cebola também é autor do livro “SK8 – Manual do Skatista Pequeno Cidadão”, que eu recomendo muito! Olha o post especial falando sobre o livro aqui.