A quarta edição da Urb Tradeshow, que aconteceu em São Paulo, nessa semana, reuniu a indústria brasileira e distribuidoras de marcas estrangeiras de skate e street wear para apresentar produtos e coleções que estarão disponíveis nas lojas no verão 2015/2016. A feira de negócios, apesar de ser relativamente nova, já virou tradição e está pautando o mercado duas vezes por ano. Muitas marcas estão usando a Urb para aparecer pela primeira vez, para lançar produtos, apresentar suas contratações e confraternizar.
Na terça-feira, primeiro dia do evento, rolou um campeonato de skate para skatistas convidados com premiação total de 8 mil reais. Os skatistas tiveram uma rampa para pular um cano, simulando um obstáculo de rua bastante encontrado pelas ruas mas que as calçadas brasileiras impossibilitam andar. Danilo Cerezini foi o campeão, recebendo o cheque de 3 mil. Rodrigo Leal ficou em segundo e Samuel Jimmy em terceiro.
Segue um resumo da Urb Tradeshow.
A marca de bonés Official Crown Of Laurel agora está sendo distribuída pela MOP e apresentou seu time brasileiro: Rodrigo TX, Fabio Castilho, Dwayne Fagundes, Diego Garcez, Henrique Crobelatti, Vinicius Santos e Marcus Vinícius Kamau. O vídeo de boas-vindas aos skatistas está online e tem a música “Por onde andei”, do Kamau, como trilha.
A Hocks manteve o primeiro pro-model de tênis de Marcelo Formiga com diversas variações de cores e materiais. Mas também lançou o segundo modelo do skatista, o Pro Runner.
“O Formiga Pro Runner é um tênis de alta performance, projetado para enfrentar a correria do skate. Com solado em borracha natural e biqueira reforçada. Entresola mais alta, lembrando o formato do corpo de uma formiga. Outros diferenciais importantes, na prática, são a meia de neoprene no interior do tênis, que ajuda a acomodar seu pé com total estabilidade e a palmilha de EVA termoconformado, que mesmo tendo esse nome meio assustador, na verdade significa que vai te ajudar a enfrentar os impactos das sessões. Além dos passadores emborrachados para aguentarem bem o tranco de todas as tentativas das suas manobras correndo a borda.” – explica o release da marca.
No estande da ÖUS estavam expostos também colabs com a Ong Social Skate e duas versões do pro-model do Patrick Vidal desenvolvidos em parceria com o músico Marcelo Yuka.
O tema da comunicação visual dessa edição da Urb Tradeshow é um capítulo a parte. Tiago Moraes, um dos idealizadores do evento, disse que pesquisou e contratou um experiente letrista, profissão em extinção devido a facilidade de se produzir cartazes com computadores. Apesar da maioria dos cartazes do evento serem impressos, muitos deles foram escritos artesanalmente. Verdadeiras obras de arte.