Tiago Moraes e Felipe Vital são dois skatistas de longa data e gerações diferentes que fazem a diferença no mercado do skate há tempos. Vital é de Caçapava, interior de São Paulo, e é conhecido pelo lendário Bar Posso, onde mantinha uma minirrampa e realizava diversos shows da cena independente nos anos 90. Moraes é paulistano e um dos criadores da marca Agacê Skateboards e do estúdio Kultur. Ambos, que já trabalharam em diversas empresas e acumulam muito conhecimento de mercado, se uniram através de uma ideia em comum e realizaram no final do mês de outubro em São Paulo, a Urb Tradeshow, uma feira de negócios com foco no streetwear, sneakers e com o skate como carro-chefe.
Uma feira de negócios, basicamente serve para as marcas lançarem novos produtos, apresentarem novidades, contratações de skatistas para o time, contato entre lojistas e fornecedores, entre outras coisas. Nessa primeira edição da Urb muitas novidades foram anunciadas, como a entrada da Diamond Supply Co., Dickies, Etnies, Grizzly e Levi`s Skateboarding no Brasil, lançamento do pro-model de tênis do Patrick Vidal pela ÖUS, cerveja da Sick Mind, nova série de pro-models da Kronik Skateboards, coleção de confecção da Son Skateboards, etc. E a expectativa agora é que todas empresas se programem para anunciar suas coleções e lançamentos nas próximas edições da Urb.
A Urb surgiu num momento propício, já que fazia anos que não acontecia uma feira do gênero. “O skate e o streetwear até tiveram uma participação tímida em feiras de surf à mais de dez anos. Faz um tempo que o mercado vem crescendo, vem se estruturando, mas faltavam algumas coisas. E a gente percebeu o momento muito bom que o skate estava vivendo, o streetwear também teve um renascimento de uma cena nova de marcas. Marcas que estão começando e precisavam de uma plataforma pra poder se estruturar e crescer. Então a gente chegou a conclusão que era o momento ideal, alguém tinha que fazer. E a gente resolveu encarar essa missão”, conta Tiago Moraes.
O evento aconteceu durante dois dias num hangar do Campo de Marte, capital paulista, e ficou bastante movimentado. Apenas profissionais do setor puderam ter acesso interno, mas no primeiro dia o público pode assistir ao campeonato “Essa Mesa é do Laurence”, com skatistas profissionais convidados. A competição foi uma homenagem ao guarulhense Laurence Reali, morto num acidente de moto, e que em 2009 venceu ao campeonato “Essa Mesa é Minha”, promovido por Felipe Vital no Parque do Ibirapuera. Para delírio de todos, a competição na Urb foi vencida pelo amigo de infância de Laurence, Diego Garcês “Chaveiro”.
Sobre a próxima edição, Moraes planeja que a Urb se torne um evento semestral, “a ideia é que ela aconteça duas vezes por ano. Essa de outubro serviu para aquecer as coleções de inverno de 2014. A próxima acontece entre o final de abril e começo de maio de 2014, que será a feira para aquecer as coleções de verão 2014/2015”.
A informações podem ser acompanhadas pelo site www.urbtradeshow.com.br