Ontem de noite eu vi na TV esse comercial de recrutamento para alistamento OBRIGATÓRIO do serviço militar. Aí eu pensei, de manhã vou tentar achar esse vídeo no Youtube e fazer um post no blog. É um vídeo que mostra um skatista andando enquanto o roteiro ressalta: “Emoção e desafio sempre fizeram parte da sua vida. E podem continuar fazendo. Se você completa 18 anos até 31 de dezembro, aliste-se no Serviço Militar… Serviço Militar. Com você o Brasil é mais forte.”
Acabei achando fácil o vídeo, mas ultimamente não estou conseguindo tempo para escrever com calma sobre os assuntos que quero. Nesse período de concentração, acabei lendo um post do Douglas Prieto com o tema bem parecido. É sobre o recrutamento norte-americano, onde eles vão buscar os VOLUNTÁRIOS direto no “público alvo” (leia o post do Douglas).
Desde 1906, todos brasileiros do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade, são obrigados a prestar serviços militares pelo período de um ano. Mas a grande maioria é dispensada por excesso de contingência. Já nos EUA, a obrigatoriedade foi abolida em 1973.
Mas a idéia inicial que eu queria escrever, é sobre como os skatistas estão bem posicionados no panorama da sociedade civil. Ainda que skatistas sejam relacionados à desordeiros e rebeldes, um cara andando de skate em destaque numa campanha dessa amplitude é super positivo e ajuda a quebrar os paradigmas negativos. E não é mais novidade que com os skatistas o Brasil é mais forte!
Para finalizar o post, ainda ontem assisti essa reportagem do descaso com os jovens que passam perrengue na fila do alistamento para as Forças Armadas no Rio de Janeiro: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/02/jovens-sofrem-com-demora-em-fila-para-alistamento-militar-no-rio.html