Skatícias #4

skaticias4 e1349528060468

karen medalha
Medalha de ouro da Karen Jones (Arquivo pessoal)

Dois grandes eventos marcaram o último final de semana. Um no Brasil e outro na África do Sul. O boletim Skatícias 4 começa pelo Brasil, onde aconteceu a nona edição do Pro Rad, no Ginásio do Ibirapuera. Esse campeonato marcou o início da parceria entre as confederações de Skate e Esportes Radicais, a CBSk e CBER. Transmitido ao vivo pela TV Globo, a final do Skate Vertical teve a vitória do Dan Cezar. O segundo lugar ficou com Pedro Barros e o terceiro com Rony Gomes.
Também houveram competições amadoras de Street e Vertical. No street quem venceu foi Pablo Cavalari e no vertical Raul Roger.
Praticamente não se foi falado, mas nessa edição do Pro Rad aconteceu o histórico primeiro campeonato PROFISSIONAL de vertical feminino. Foram apenas duas competidoras, Renatinha Paschini e Karen Jones, a campeã. Jonz já tem título de campeã mundial e coleciona medalhas nos X Games, mas mostrou muita empolgação por ter ganho a primeira medalha de ouro do skate profissional brasileiro. “Senti um apoio muito grande do público presente, dos competidores e da organização. Mal posso esperar pelo próximo! Grande conquista para o skate”, comemorou a campeã, que espera ter incentivado a nova geração de meninas a andarem no vertical.
Histórica também foi a vitória de Luan de Oliveira na África do Sul. O gaúcho ganhou o cheque de 100 mil dólares no Maloof Money Cup com uma participação brilhante. Luan dominou toda competição e não deixou dúvidas que merecia o prêmio. O street também contou a participação dos brasileiros Fabio Cristiano, João Pedro Oliveira, Alexandre Massoti, Danilo do Rosário, Neverton Casella – que passou para final, mas se machucou nos treinos; Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler. O Vertical teve a participação dos brasileiros Bob Burnquist e Marcelo Bastos. A competição foi dividida entre mini-megarrampa e half-pipe, e cada sessão valeu 50% dos pontos. Bob foi o melhor na mini-mega, mas Pierre Luc Gagnon disparou na pontuação do half-pipe, vencendo a prova. O pódio fechou com Bob em segundo e Andy Macdonald em terceiro. Marcelo Bastos acabou em quarto lugar.

bobcrash
De volta ao Brasil, Bob postou a foto do hematoma na perna (fotos: Arquivo pessoal e reprodução)

O skate esteve bastante presente nos noticiários paulistanos nessa semana por causa da reinauguração da Praça Roosevelt. Depois de dois anos e 55 milhões de reais de investimento, até que enfim a prefeitura entregou o espaço à população. Se quisessem construir uma pista de skate não conseguiriam fazer algo tão perfeito, é o comentário que mais se leu. O resultado foi uma invasão de skatistas carentes de picos para andar na Grande São Paulo. Segundo alguns meios de comunicação, isso gerou reclamações de moradores da região e ações da polícia civil metropolitana. Mas antes jovens se divertindo do que usuários de drogas escondidos na penumbra e roubando em volta da praça, como acontecia antigamente. Com ótima iluminação, muita gente passa a noite fazendo sessões na praça.

 

A Blind Skateboards fez uma festa surpresa para Kevin Romar, anunciando sua profissionalização. A celebração contou com discotecagem de Chad Muska e presença dos colegas de time da Blind, Supra e Kr3w, como Steve Williams, Sean Sheffey e Jake Duncombe.

 

Na quarta edição da coluna musical do Kamau na fanpage da Future Skateboards no Facebook: “Eu e o Thiago Garcia sempre ficamos lembrando de nomes de skatistas que muitos já esqueceram e são até engraçados. Um nome que já apareceu várias vezes nessas conversas foi o de Rick Jaramillo. Esse skatista apareceu pra gente num video da Blockhead chamado “Debbie Does Blockhead”. “Debbie Does…” era uma ‘franquia’ do pornô na época e o nome era pra ser engraçado, como o vídeo também era.”

 

A Drop Dead reformou seu Bowl em Curitiba e para inaugurar fez o Drop Dead Bowl, nas categorias Mirim, Iniciante, Augusto Akio Santos no Iniciante, Amador e Open. Os campeões foram Caio Metri no Mirim, Iago Magalhães no Amador e Sinue Ferreira no Open. Assiste aí um pouco de como foi o evento.

dc nery
A DC Shoes Brasil anunciou a contratação de Felipe Nery. O skatista venceu as edições de 2011 e 2012 do “King of São Paulo”, evento realizado pela marca (Divulgação)

 

No 42° programa Cidade Skate, Luan de Oliveira apresenta a segunda parte da reportagem na pista de Costa Mesa, na Califórnia.

A DC Shoes postou a terceira e última parte do mini-documentário da série Rediscover, com seu skatista Felipe Gustavo. Nesse episódio Bochecha conta como chegou aos EUA, uma história muito curiosa que vale a pena ser assistida (em inglês e português).

Wagner Ramos estrela novo episódio da série City Zen, da Vibe, lançado essa semana.

 

67e3d16a0ce711e2bcd822000a1c00c4 7
Pelo Instagram Danny Way anunciou que “Waiting for Lightning”, documentário que retrata sua trajetória no skate, estreará nos cinemas dos EUA e estará à venda a partir de 7 de dezembro. (Instagram Danny Way)

 

Skatícia bizarra da semana: Longboarder sendo atropelado por um veado durante competição de downhill nos EUA.

Parte de vídeo da semana: “Patrick Vidal, de Porto Alegre à Maringá”

Making of da semana: Se você já tem mais de 18 anos precisa dar uma conferida como foram feitas as fotos dos shapes Vivid Series, da Mystery Skateboards: http://www.viddler.com/v/ecb39212

Lançamento da semana: A Nike reuniu parte do seu time de skatistas em Nova York para o lançamento do Eric Koston Zoom 2, que chegará às lojas em 2013.

Koston2
Eric Koston 2 da Nike (Instagram Sean Malto)

liquidashoes

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

× Qual a sua dúvida?