Pista nova em Santos – José Menino

5879
Foi inaugurado nessa segunda-feira o Parque Municipal Roberto Mário Santini, que abriga o Museu do Surf e uma pista de skate com área de street padrão e um banks divertido. Os obstáculos de street são os onipresentes funbox, rampas retas, quarters e alguns poucos diferenciais, como um trilho em forma de arco e um box em cima da rampa reta. O banks tem uns trancos, achei as distâncias das extremidades longas, mas não chega a ser defeito. No meio do flat tem uma tetinha pra bombar o gás. Ela é pequena e pontuda. A primeira impressão é que o formato fosse incompatível, mas funciona, desde que se entre de lado. Só dei duas dropadas pra experimentar, porque precisava de capacete e eu tava sem. Mas foi o suficiente pra querer voltar lá equipado. O visual do lugar é demais. O parque tem 42.766,10 m² e fica em cima do emissário submarino do José Menino, cercado pelo mar e do lado da ilha de Urubuqueçaba. O projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

A matéria da sessão de inauguração, pode ser assistida online no Planeta EXPN.

5816O banks é comprido e não tenho lente fisheye pra mostrá-lo inteiro

5817Tetinha não é só o apelido do Dhani Borges. Olha ali no flat

5838Kelvin Hoefler já tá acostumado a andar equipado e descer corrimão desde cedo

5835Otávio Neto, backside ollie to tail reverse

5826O arco. Bom pra pegar confiança nas manobras de trilho

5882Museu do Surf

Dentro do Museu do Surf tem uma exposição fixa com dezenas de pranchas contando a história do surf brasileiro. Tem também fotos e artes de surf e algumas de skate, representadas pelo Alexandre Vianna, Fabio Bitão e o J. Grant Brittain.

5872Visitante olhando as fotos do Brittain

Das quatro fotos do Brittain, três são muito clássicas. Uma da Bones Brigade dando invert no spine da rampa do Animal Chin, a do slide do Hosoi com o bueiro e a do Tod Swank, que virou capa da TWS. A outra é de um looping do Bob na casa dele.
Do Alê, são duas imagens que foram publicadas no livro Skate Obsession e do Bitão, duas também. Uma do Nilton Urina pulando uma moto de ollie e acho que a outra é do Bob no quarter da Mega Ramp.

5862
Logo do lado da pista fica um espaço de leitura, com revistas e jornais pra serem lidos com calma. Sempre achei que isso precisasse ter na pista de São Bernardo.

5860

5853Luciano Kid, primeiro campeão brasileiro de skate, estava lá, mas nem levou o skate. Certo ele. Tava lotado e só ia se estressar com a molecada.

5850As pistas mais cheirosas são as litorâneas

5848

5843Escutura “As Ondas”, de Tomie Ohtake

5841O parque custou R$ 6,8 milhões e acho que essa é a única lixeira


Algumas ressalvas:

-É proibido andar de skate fora da pista. O espaço do parque é amplo e com cimento lisinho, pedindo pra uma sessãozinha de solo pra esquentar as pernas. Um guarda veio de pedir (educadamente) pra não andar. Eu me desculpei e disse que não tinha visto placa nenhuma, por isso tava andando. Aí, ele me disse que era óbvio que calçada não é lugar pra andar de skate (nem locomoção), é só pra pedestres.

-É obrigatório andar de capacete na pista, mas a área não é cercada e provavelmente não terá como fiscalizar. Mas quando eu for lá, certeza que levarei na mochila.

-Colocaram iluminação na noite anterior sobre a pista e ontem ninguém sabia como funcionava. Mas pelo que vi, acho que não ia funcionar muito bem.

-Roberto Mário Santini foi dono do Jornal e TV Tribuna (afiliada Rede Globo). Então, imagino que a família e a TV cobrarão pela preservação do parque que leva o nome do patrono.

6 comentários em “Pista nova em Santos – José Menino”

  1. eai Sidney Tb..cara eu estive ai na sexta 23,pista estava com algumas poças de agua, tive trampo de secar, e depois como bom Old (e louco para andar..) coloquei joelheira, quando dou primeiro carving me aparece a Guarda Metropolitana de santos e não deixou mais andar, pior é que o cara queria apreender meu skate (lembrou tempo do Janio em Sp…) cara alegou que a pista não havia nem sido inaugurada ainda…(pode!!) e eu não poderia estar ali… coitado dele!!! rsrsr com meus cabelos brancos ele logo viu que não era um muleque qualquer… depois que eu me identifiquei o “papo” mudou rsrs ai ele viu que a autoridade ali não era bem ele.. e se mandou. ai sim deu pra andar um pouco mais… rsrsr
    fiz matéria no meu blog sobre a tour…no litoral sul ve lá.
    abçsssss
    blog sempre 10.

  2. meu, a pista é classe a . Da para dar um rolê fluído com muitos carvings e altas bordas , fora a mulherada todas de marquinha , muito style . Porem o problema é que a pista com a grade baixa ou vazada , muitos neguinhos que estão aprendendo atrapalham muito os que ja sabem a andar existindo em vários momentos situações de risco onde a trombada é constante , no mas , show de bola . SANDRO FEDELHO

  3. Ai eu já fui nessa pista ela é muito loka e os skates ai do lado o da zeerour die eu tenho um igual a ele chapasdo

  4. SEM PALAVRAS, OBRIGADO PELA MATÉRIA, PISTA EM LUGAR MARAVILHOSO, GALERA GENTE FINA, AR DELICIOSO PARA SE RESPIRAR E PAZ, MUITA PAZ PARA SE TREINAR, MAS VÁ DE MANHÃ, POIS Á TARDE É BEM CHEIO DE PRATICANTES NOS FIM DE SEMANA, RECOMENDO, KID.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

× Qual a sua dúvida?